quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Histórias do Anarquismo em Dourados: jornal burguês “Diário MS” noticia atuação de Punks em 2005


Noite de 01 de Março de 2005, estudantes universitários e secundaristas, num intenso processo de mobilizações e protestos, lotam a câmara municipal de Dourados na luta pelo Passe Livre estudantil, que havia sido extinto numa manobra da empresa Medianeira, prefeitura e vereadores no período de férias letivas no fim de 2004. Um debate tenso, onde as centenas de manifestantes pressionaram e encurralaram os vereadores. Dentre os estudantes vários faziam parte do Movimento Anarco Punk, que junto com o Movimento Estudantil Autônomo compunham a ala socialista libertária da juventude douradense.
Durante esta noite a presença dos Punks causa grande espanto nos políticos e um impacto extremamente positivo junto aos estudantes, especialmente aos das escolas secundaristas da periferia da cidade. Durante os debates companheiros libertários tomam a palavra, sendo apoiados de imediato pelos manifestantes. Os vereadores decidem encerrar o debate, pois segundo eles estava impossível “trabalharem”. Os ânimos do protesto exaltam-se. Alguns políticos tentam sair despercebidos pelo fundo, porém sua manobra é notada por companheiros que rapidamente dirigem-se para o portão do estacionamento. Dezenas de estudantes empurram de volta ao estacionamento os carros dos fujões. A polícia intervém e fecha o portão. Chegam reforços policiais. Depois de uma rápida manifestação contra a intervenção policial os manifestantes saem em marcha em direção ao transbordo. 21:00 horas da noite e a multidão corta o centro da cidade em protesto.
A imprensa burguesa, assustada, cala-se sem saber o que dizer por dois dias. No dia 03 de Março o jornal burguês “Diário MS” lança uma pequena nota, com uma caricatura dos Punks, em que dizia:
“O movimento punk agitou o protesto dos estudantes, terça-feira na Câmara de Dourados. Os punks são defensores do anarquismo. Os rapazes de cabelo em pé chamaram a atenção dos demais visitantes do Legislativo.”
A partir daí a imprensa declararia guerra aos Punks e Anarquistas em Dourados. Mas isso é assunto pra outra história.